Vou comentar nesse artigo sobre as novidades da edição especial. Só não vai ser um review completo porque o jogo continua o mesmo de 10 anos atrás — ou quase isso.
10 anos
Halo foi revelado pela primeira vez ao público em 1999 na MacWorld, conferência anual sobre assuntos Apple, como o novo jogo de FPS da Bungie Studios. Não era a primeira vez que a produtora entrava no gênero de tiro, já que eles tinham lançado Marathon e sua sequência anos antes e aprendido bastante sobre o gênero. Pra quem não conhece, a Bungie ficou famosa por criar a série Myth, que na década de 90 foi o título de maior sucesso no mundo dos games.Outro ponto forte que ajudou a definir o sucesso do game e da franquia foi o multiplayer, com mapas diversificados e diversos cenários de jogos, saindo do padrão deathmatch. Halo também contava com uma rica história por trás dos tiroteios, em uma trama na qual Covenants, uma raça alienígena, por algum motivo desconhecido ataca uma espaçonave humana e desencadeia uma guerra interestelar.
Após o sucesso de vendas, a Microsoft lançou em 2003 o título para PC e Mac, tirando do Xbox a exclusividade. O mesmo aconteceria depois com Halo 2, lançado em 2004 para o console. Halo nunca foi planejado como uma trilogia, mas devido ao sucesso da série a Microsoft e a Bungie resolveram seguir com uma continuação.
Halo 3 seria o ponto final da história e foi anunciado como exclusivo para Xbox 360 antes mesmo do lançamento do console. Por muito tempo circulou o boato de que o game viria pré-instalado no HD do console quando ele saísse, mas para a decepção de muitos a série acabou atrasando, saindo apenas em 2007. Sucesso absoluto. Mais de 4 milhões de cópias vendidas e nas primeiras 24h mais de 1 milhão de jogadores estavam se matando na Xbox Live.
O sucesso da série gerou lançamentos de todo tipo de produto: livros, fantasias para cosplay e até um possível filme dirigido por Peter Jackson, que depois foi abandonado. Outro projeto interessante ligado a Halo foi um spin-off chamado Halo Wars, um jogo de estratégia em tempo real em forma de prequel (ou seja, de eventos antes de Halo CE). O jogo foi produzido pela agora falecida Ensemble Studios, famosa pela série Age of Empires.
343 Industries
Em 2007 foi anunciado o divórcio entre a Bungie e a Microsoft. A produtora decidiu voltar à vida independente e após concluir seu contrato de mais dois games com a gigante, iria se desvincular totalmente da série Halo e seguir seu próprio caminho. Os dois jogos foram Halo 3: ODST, uma expansão do terceiro game da série; e Halo: Reach, outro prequel.No começo desse ano a Microsoft criou a 343 Industries, uma divisão da Microsoft Game Studios para seguir a frente com a série. Dois títulos foram anunciados: uma edição especial de aniversário, que já já vou falar mais sobre as impressões, e Halo 4, início de uma segunda trilogia.
Remasterizado: em 3D, HD e com Kinect
Resmasterizar um jogo para alta definição é um projeto relativamente simples, uma vez que o mais difícil, o jogo em si, já está pronto. Não vou entrar muito nos detalhes sobre o processo, mas vale ler um artigo de junho, quando conversei com produtores de outros dois relançamentos importantes durante a E3 2011.Nessa edição de aniversário de Halo, um dos pontos marcantes é o upgrade nos gráficos. Ao apertar select no controle do Xbox é possível alternar a qualidade dos gráficos e observar em tempo real o abismo que separa duas gerações de consoles. São notáveis algumas diferenças em Halo CE: qualidade das texturas, modelos e principalmente iluminação. O jogo de dez anos atrás é consideravelmente mais escuro, com menos brilho, do que o remaster. Embora dê um clima interessante ao jogo, ainda afasta um pouco do realismo gráfico alcançado nessa nova versão.
Uma novidade que não consegui testar foi a adaptação para TV 3D por não ter o equipamento adequado. Outra novidade também indisponível para testes foi a integração com Kinect.
Kinect
Sim, essa edição especial de Halo utiliza o microfone do periférico do Xbox 360 para acrescentar um novo nível de jogabilidade. Ao falar alguns comandos como “reload” (recarregue), “classic” (clássico) ou “scan” (escanear), o jogo realiza alguma ação relacionada como recarregar sua arma, alternar os gráficos para a edição original ou escanear o cenário por objetos. Infelizmente, meu feedback é em cima de algo que li e não pude testar por conta de um problema nessa função na edição de pré-lançamento.A assessoria da Microsoft Brasil informou que na data de lançamento do game será disponibilizada uma atualização gratuita corrigindo o problema. Outro ponto fraco foi a falta de suporte ao português em meio a uma infinidade de línguas. MS Brasil promete que o game vendido por aqui terá menus e interface no nosso idioma, e falas de cutscenes e afins devidamente legendadas.
Multiplayer
Talvez o novo multiplayer de Halo CE seja seu maior ponto forte. Toda a estrutura de multijogador foi adaptada para o sistema utilizado em Halo Reach, integrando também com mapas e estatísticas de jogo.Também é possível jogar em HD os mapas originais de Halo CE no multiplayer. Para muitos isso não significa muita coisa, já que o jogo online continua igualmente divertido, mas para os jogadores mais hardcore isso significa que não existe nenhum reset nas estatísticas do MP de Reach. Para quem prefere ficar com o Reach, o jogo vem com um código para baixar um pacote de mapas especial chamado Anniversary.
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